Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

BENEFÍCIOS DA ÁGUA DO MAR

30-07-2016

A velha sabedoria de que um banho na água do mar é bom para a sua saúde pode ser verdade, sugerem estudos.


beneficios-da-praia-e-da-agua-do-mar

 

De acordo com a pesquisa da epidemiologista Lora Fleming – da Universidade de Exeter, na Inglaterra  – o tempo passado à beira-mar tem muitos efeitos positivos sobre a saúde e bem-estar.

 

A noção de que estar perto de uma praia o faz sentir saudável não é nova, é claro. Mas só recentemente os cientistas começaram a estudar os benefícios do oceano para a saúde experimentalmente, disse Fleming.

 

 

Benefícios da água do mar

 

Regula o metabolismo

 

A água do mar além de rica em cálcio, ferro, magnésio, sódio, zinco e cobre é também revitalizante, anti-infecciosa, anti-stressante, analgésica, boa para o mau humor e depressão.

 

Como se não bastasse, o sal é um esfoliante natural e favorece o rejuvenescimento celular.

 

 

Melhora o sistema imunitário e a circulação sanguínia

 

O número de glóbulos vermelhos – as células que servem para transportar oxigênio a todos os cantos do organismo – aumentam aproximadamente entre 5 a 20% depois de um banho no mar. Ainda em maior proporção aumentam a quantidade de glóbulos brancos, que são as células defensivas encarregadas de lutar contra os agentes infecciosos.

 

Como consequência, um banho no mar é útil para as pessoas com um sistema imunitário debilitado, com anemia ou com altos níveis de açúcar, uma vez que também ajuda a baixar os níveis de açúcar.

 

 

É otimo para a pele

 

Os sais minerais em parceria com o sol regeneram a pele. Em especial devido ao efeito desinfetante do sol e drenante do mar que ajudam a eliminar as impurezas.

 

Assim, as úlceras na pele, o lúpus, o acne e, sobretudo, a psoríase são algumas das principais doenças que melhoram substancialmente com a água do mar.

 

 

Elimina as cargas negativas

 

A ideia de que um mergulho no mar ajuda a renovar as energias não é apenas uma figura de linguagem.  Os sais presentes na água ajudam a normalizar as reações bioquímicas do corpo, energizando o organismo.

 

 

É bom para os ossos, articulações e musculatura

 

Para mover-se dentro de água é necessário mais esforço, o que faz com que pessoas com problemas de obesidade possam realizar um exercício físico mais intenso, mas com baixo impacto. O esforço necessário para manter o equilíbrio no vai e vem das ondas também tonifica os músculos.

 

O mar tem também um efeito analgésico, indicado para pessoas com dores e problemas musculares, articulares, vertebrais, reumáticas, circulatórias, pós-traumáticas e pós-cirúrgicas. Está, de facto, comprovado que a água do mar pode abrandar o avanço do reumatismo a longo prazo, sobretudo se o tratamento é acompanhado de uma dieta e hábitos de vida saudáveis. Além disso,  a água do mar é rica em magnésio, substância responsável por relaxar a musculatura do corpo. Um mergulho no mar pode ajudar a diminuir o stress e a dormir melhor.

 

 


fonte: Adaptado: Vida Plena

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.